Quando usar

  • Quando você quiser vender itens como “Alimentos e Bebidas”, “Serviços” e “Produtos”.
  • Quando você quiser classificar as despesas, comprar ou, controlar estoque de itens como “Alimentos e Bebidas”, “Serviços”, “Produtos” e “Materiais de uso próprio” (ou de consumo interno).

Quando não usar

Conceitos

  • Os produtos possuem uma série de atributos que vão determinar o comportamento do produto no sistema.
  • As propriedades mais importantes são: tipo (inalterável, após a criação do produto), descrição, preço de venda, unidade de medida de venda (normalmente unidade = UN), vendável (permite incluir o produto em contas de reservas ou avulsas ou comandas), preço editável, estornável (permite estornar o produto das contas), comprável (permite que o produto seja incluso em pedidos de compras), descrição da compra (permite complementar a descrição de um produto no pedido de compra), estocável (permite gerenciar o estoque do produto) e unidade padrão de controle de estoque.
  • Recomendamos a criação de:
  • Alimentos e Bebidas: todos os alimentos e bebidas que são vendidos ou inclusos na diária.
  • Serviços: traslado, massagem, check-in antecipado, check-out tardio, multa de cancelamento, etc.
  • Produtos: lembrancinhas ou alimentos e bebidas para consumo após o check-out, etc.
  • Finanças Estoque Materiais para uso próprio: todos os itens para os quais quer controlar as compras, classificar as despesas ou controlar o estoque e seu uso, como ingredientes da cozinha, produtos de limpeza, itens usados pela equipe de manutenção e limpeza (graxa, panos, luvas, etc.), itens de enxoval, etc.

Como usar

No menu Cadastros > Produtos > Produto + botão Criar, você deve preencher os campos conforme o conceito de cada campo.

VISÃO DE GRUPO
Aparecerá quando houver mais de uma propriedade no mesmo Grupo. As informações abaixo serão comuns para todas as empresas do Grupo.

  • Tipo de Produto: é o tipo do “produto”. Os mais usados são: “Alimentos & Bebidas”, “Produto”, “Serviço” e “Material para uso próprio”.
  • Nome: nome do produto.
  • Preço: preço de venda do produto.
  • UM Venda: unidade de medida de venda. Normalmente, usa-se “UN – unidade”.
  • Incide taxa de serviço: se marcado e a taxa de serviço estiver configurada para a empresa, haverá a aplicação do percentual da taxa de serviço configurado na empresa. Em caso de dúvida, consulte o suporte.
  • Inativo: se marcado, inativa o produto, fazendo com que ele não possa ser utilizado normalmente e preservando o histórico de uso até então. ATENÇÃO: inativar produtos com código menor que 400, afetará funcionalidades críticas do FastHotel.
  •  
  • Finanças Estoque Categoria do Produto: as categorias permitem uma visão complementar ao do tipo de produto nos relatórios de Receita por Produto e Saldo de Produtos em Estoque. Solicite ao suporte a criação das categorias que deseja.
  • Vendável: se marcado, permite que o produto seja colocado em uma conta (de reserva, particular, avulsa, comanda).
  • Preço edit.: se marcado, permite que o preço do produto seja editável (sem que seja necessário aplicar desconto ou acréscimo) no momento do lançamento (após o lançamento do produto na conta, não há a possibilidade de alteração de preço). ATENÇÃO: com esse campo marcado, os limites de desconto configurados para os perfis de acesso são ignorados.
  • Estornável: se marcado, permite que um produto lançado em uma conta possa ser estornado.
  • Incluir este produto na:
  • Conferência/Arrumação/Faxina: se marcado, quando o sistema criar o serviço de camareira de conferência, arrumação ou faxina, o sistema irá incluir este produto no relatório da camareira.”
  • Emprestável: funcionalidade em desenvolvimento.
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  • Criação automática: não preencha ou altere este campo sem orientação do suporte.
  • Tipo de modificação de horário: não preencha ou altere este campo sem orientação do suporte.
  • Horas: não preencha ou altere este campo sem orientação do suporte.
  • Quantidade máxima: quantidade máxima do produto que pode ser lançado em uma conta.
  •  
  • Código externo: não preencha ou altere este campo sem orientação do suporte.
  • Motor de Reservas Nome para motor de reservas: utilizado apenas em empresas que vendem Day Use no Motor de Reservas.
  • Preço total restrito: ao ser marcado, faz com que, a cada lançamento em conta deste produto, seja verificado se o usuário tem autorização suficiente, em seu perfil de acesso, para o lançamento em questão (com base no preço total do lançamento.
  • Motor de Reservas Nome para motor de reservas: nome que será apresentado no Motor de Reservas FastHotel caso este produto seja um adicional.
  • Motor de Reservas Descrição: descrição do produto que será apresentada no Motor de Reservas FastHotel caso este produto seja um adicional.
  • Motor de Reservas Fotos: fotos do produto serão apresentadas no Motor de Reservas FastHotel caso este produto seja um adicional.
ADICIONAL

  • Adicionável: ao ser marcado como adicional e estar configurado em algum tipo de tarifa, este item poderá ser vendido no momento da criação ou modificação de reservas.
  • Fator preço, fator fixo e fator variável: configuram a quantidade de adicionais que será lançada. Exemplos:
  • Lançado em todos os dias, para todos os hóspedes
  • Exemplo: Café da Manhã.
  • Configuração: “por hóspede e por dia”, “por dia” e “por hóspede”, respectivamente.
  • Lançado no número de dias comprados, para todos os hóspedes
  • Exemplo: Café da Manhã na cama.
  • Configuração: “por hóspede”, “por unidade” e “por hóspede”, respectivamente.
  • Lançado no número de unidades compradas
  • Exemplo: Ingresso de uma atração
  • Configuração: “por unidade”, “por unidade” e “por unidade”, respectivamente.
  • Lançado se comprado (quantidade máxima = 1)
  • Exemplo: Late Check-out
  • Configuração: “por estadia”, “por estadia” e “por estadia”, respectivamente.
  • Em caso de dúvida, consulte o suporte.

LOGÍSTICA

  • Estoque Estocável: se marcado, ativa o controle de estoque deste produto. Em caso de dúvida, consulte o suporte.
  • Estoque Avançado Produzível: se marcado, ativa a possibilidade de indicar que houve produção de um item.
  • Pode ser, por exemplo, um kit que é montado na propriedade (os produtos que compõe o kit são são comprados separadamente) e vendido. Esta “montagem” é uma “produção”.
  • Outro exemplo, seria o porcionamento que é feito na cozinha em que uma carne em natura é usada e são criadas porções no tamanho exato que será utilizado nos pratos. Este “porcionamento” é uma “produção”.
  • Em caso de dúvida, consulte o suporte.
  • Finanças Estoque Comprável: se marcado, permite que o produto seja incluído em um pedido de compras.
  • Finanças Estoque EC: especificação de compra. Se marcado, permite que seja colocado um texto explicativo sobre o produto no pedido de compras. Normalmente é utilizado quando existem produtos genéricos como “Material de escritório”.
  • Estoque Estoque Avançado Método de baixa: Use “Próprio item” quando quiser que a baixa automática de estoque aconteça no próprio item, por exemplo, garrafa de água. Use “Subitens da lista técnica” quando quiser que a baixa automática de estoque aconteça baseada na lista técnica (ou “lista de ingredientes”, cadastrada em Cadastro > Produtos > Lista técnica), por exemplo, ao vender um prato de Filé ao Molho Madeira, realizar a baixa de uma porção de carne, uma porção de arroz, etc…
  • Estoque UM Padrão: unidade de medida padrão utilizada pelo módulo de estoque. Normalmente, usa-se “UN – unidade”. É indicado que seja a mesma da UM Venda.
  • Estoque Avançado Para movimentações de estoque baseadas em leitura do código de barras pela câmera do celular, um mesmo produto no FastHotel pode ser de diferentes marcas, por exemplo, garrafa de água no FastHotel pode representar garrafas de várias. Cada uma das marcas possuirá um Código EAN diferente.
  • Código EAN 13: código numérico que representa o código de barras para movimentações de estoque baseadas em leitura do código de barras pela câmera do celular.
  • Nome do Produto: nome/marca do produto.

FINANCEIRO

  • Tipo contábil em contas de cliente: normalmente “débito” porque “debitará” o valor na conta do cliente.
  • Contrapartida: não preencha ou altere esse campo sem orientação do suporte.
  • Nota Fiscal Tipo Fiscal: “Faturável como Produto” colocará esse produto nas NFC-e emitidas pelo FastHotel (se contratado e o produto for vendável). “Faturável como Serviço” incluirá o valor desse produto nas NFS-e emitidas pelo FastHotel (se contratado e o produto for vendável).

CONTROLE

  • Finanças Avançado Habilitado: habilita as funções de Controle e a geração de documento de controle.
  • Finanças Avançado Tipo de Controle:
  • Sem cálculo de custo: gera documento de controle, no valor nominal da compra ou venda deste produto, classificando-o conforme Classe de Lucro/Custo.
  • Cálculo de custo para Produtos Estocáveis e Compráveis: funcionalidade em desenvolvimento.
  • Cálculo de custo por folha de custo: funcionalidade em desenvolvimento.
  • Finanças Avançado Classe de Lucro/Custo: elemento sob o qual devem ser classificadas as receitas e despesas deste produto..

VISÃO DA EMPRESA: esta sessão aparecerá apenas quando houver mais de uma propriedade do mesmo Grupo controlada no FastHotel. Neste caso, as informações desta sessão poderão ter valores diferentes de uma empresa para outra.

  • Quantidade máxima: quantidade máxima do produto que pode ser lançado em uma conta.
  • Preço: preço de venda do produto na empresa.
  • Incide taxa de serviço: se marcado e a taxa de serviço estiver configurada para a empresa, haverá a aplicação do percentual da taxa de serviço configurado na empresa. Em caso de dúvida, consulte o suporte.
  • Inativo: se marcado, inativa o produto, fazendo com que ele não possa ser utilizado normalmente e preservando o histórico de uso até então.

REPOSIÇÃO DE ESTOQUE

  • Estoque Avançado Ponto de reposição (ou Quantidade mínima): quantidade a partir da qual, registra-se uma necessidade de reposição de estoque.
  • Estoque Avançado Preço: preço esperado de compra. Será utilizado na criação da necessidade de reposição de estoque e poderá ser modificado quando for criado o Pedido de Compras.
  • Estoque Avançado Lote: lote ou quantidade mais comum de compra. Será utilizado na criação da necessidade de reposição de estoque e poderá ser modificado quando for criado o Pedido de Compras.

PONTOS DE VENDA

  • Ponto de venda: ponto de venda no qual queira registrar preço ou incidência de taxa de serviço diferentes por Ponto de venda. Para quem utiliza Comanda Eletrônica, este campo é obrigatório.
  • Comanda Eletrônica Área de Produção: indica onde este produto deve ser produzido/preparado. Para quem utiliza Comanda Eletrônica, este campo é obrigatório.
  • Preço: preço de venda do produto. Para quem utiliza Comanda Eletrônica, este campo é obrigatório.
  • Incide taxa de serviço: se marcado e a taxa de serviço estiver configurada para a empresa, haverá a aplicação do percentual da taxa de serviço configurado na empresa. Em caso de dúvida, consulte o suporte. Para quem utiliza Comanda Eletrônica, este campo é obrigatório.

COMANDA DIGITAL
Para quem utiliza Comanda Eletrônica, esta sessão é obrigatória.

  • Comanda Eletrônica Categoria no menu: determina abaixo de qual categoria o produto deve ser exibido para facilitar o lançamento pelo garçom no celular.

OPCIONAIS

  • Comanda Eletrônica Nome: nome do opcional.
  • Comanda Eletrônica Valor Padrão: valor pré-preenchido para o opcional. Ou seja, ao selecionar este opcional, este será o valor padrão para este opcional e poderá ser modificado.
  • Comanda Eletrônica Adicionar produto: este campo é opcional. Se preenchido, o produto escolhido será baixado do estoque automaticamente caso esse Opcional seja utilizado. Este movimento de estoque não gera qualquer lançamento na conta.
  • Comanda Eletrônica Quantidade: este campo só deve ser preenchido caso o campo anterior tenha sido preenchido. O movimento de baixa automática de estoque por venda será na quantidade indicada nesse campo.
Exemplo
Na planilha a seguir, existem exemplos com os tipos de produtos nas colunas e os campos que devem ser preenchidos nas linhas.
Obs1: Entre parêntesis há a informação do módulo necessário para que aquela funcionalidade seja ativável em sua propriedade.
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