Quando usar

  • Quando você quiser criar/modificar um novo tipo de tarifa no FastHotel.

Quando não usar

  • Quando você possuiu tarifas que só variam por data (ou dia-da-semana), tipo de quarto e número de adultos.
  • Quando você quiser alterar condições comerciais para o Motor de Reservas. Neste caso, acione o suporte por Whatsapp.

Conceitos

  • O tipo de tarifa é a entidade que relaciona tarifas, restrições e condições comerciais.
  • Você só precisará de mais de um Tipos de Tarifa se tiver valores de diárias diferentes para condições comerciais (restrições de estadia, adicionais inclusos ou opcionais, política de cancelamento, parcelamento, etc…). Ou seja, somente se você praticar:
    – mais de uma restrição de estadia (ou venda com e sem restrição de estadia) para uma mesma data, tipo de quarto e quantidade de adultos,
    – mais de uma oferta de adicionais incluídos ou adicionais opcionais, e/ou
    – mais de uma oferta de condição de cancelamento ou parcelamento
  • Os motivos mais comuns para utilização de mais de um tipo de tarifa são:
    – vender tarifa parcialmente reembolsável e tarifa não reembolsável nas mesmas datas,
    – vender um pacote com estadia mínimo para um período (um feriado, por exemplo), mantendo a venda de tarifas por diárias avulsas nas mesmas datas. Portanto, NÃO é necessário criar um novo tipo de tarifa quando você quiser vender um pacote em um feriado (se todas as vendas forem deste pacote).
    – vender tarifa sem restrição e tarifa promocional para uma quantidade mínima de diárias, e/ou
    – vender tarifa padrão e tarifa net/comissionada nas mesmas datas.
    – vender, além da venda de Hospedagem, Day Use (neste caso, acione o suporte por Whatsapp).

Como usar

No menu Cadastros > Condições Comerciais > Condições Comerciais

1- Clique no botão Criar abaixo dos tipos de tarifa já existentes para criar um novo tipo de tarifa. Ou clique em um dos tipos de tarifa já existentes para modificá-lo.

2- Preencha (ou modifique) os campos a seguir:

  • Nome do Tipo de Tarifa: Nome do tipo de tarifa.
  • Produto a criar automaticamente: normalmente 1-Diária (em caso de dúvida consulte o suporte via Whatsapp).
  • Tipo de Pacote: use SEMPRE Tipo de tarifa regular.
  • Ordem de Exibição: indique a ordem em que deseja que esse Tipo de tarifa apareça no Motor de Reservas. Os Tipos de tarifa com números mais baixos aparecerão primeiro.
  • Inativo: marque caso deseje inativar.
  • Condição: descreva qual o objetivo desse tipo de tarifa. Este texto não aparecerá no Motor de Reservas.
  • Tipo de disponibilidade: use SEMPRE Inventário.
  • Exibir com Restrição: permite que esse Tipo de Tarifa seja exibido no Motor de Reservas mesmo se houver uma restrição que impeça a venda. Esta marcação não altera o funcionamento da restrição, apenas determina se o Tipo de Tarifa será visível ou não.
  • Adicionais
  • Produto: selecione um produto adicionável.
  • Opcional/Incluído: indique se o produto já está incluído no valor da tarifa ou se é um opcional que, ao ser comprado, aumentará o valor da reserva.
  • Lança. em dias: coloque 0 se a primeira ocorrência desse adicional deva ser registrada na data de entrada ou 1 caso deva ser registrada no dia seguinte ao da entrada
  • Qtd Máxima: indique a quantidade máxima permitida para compra desse adicional (só é necessário preencher esse campo no caso de adicionais opcionais).
  • Ordem de exibição: indique a ordem que deseja que esse Adicional apareça no Motor de Reservas.
  • Tarifário
  • Tarifário: selecione um tarifário de referência ou crie um novo.
  • Nome do tarifário: se tiver criado um novo, dê um nome para esse tarifário.
  • Variação: indique uma variação percentual sobre o tarifário. Por exemplo, se indicar 90%, será considerado para este tipo de tarifa, 90% do valor da tarifa cadastrado no tarifário associado.
  • Prazo:
  • marque as condições de parcelamento que deseja permitir para esse Tipo de tarifa;
    Caso a condição de cancelamento desejada não esteja na lista, leia isto.
  • selecione a condição padrão (mais utilizada).
  • ATENÇÃO: desmarcar condições afetará o correto funcionamento do Motor de Reservas. Marcar novas condições permitirá que você as use no FastHotel, mas não disponibilizará automaticamente essas condições no Motor de Reservas. Para isso, acione o suporte por Whatsapp.
  • Confirmação:
  • marque as condições de confirmação que deseja permitir para esse Tipo de tarifa;
    Caso a condição de cancelamento desejada não esteja na lista, leia isto.
  • selecione a condição padrão (mais utilizada).
  • ATENÇÃO: desmarcar condições afetará o correto funcionamento do Motor de Reservas. Marcar novas condições permitirá que você as use no FastHotel, mas não disponibilizará automaticamente essas condições no Motor de Reservas. Para isso, acione o suporte por Whatsapp.
  • Cancelamento:
  • marque as condições de cancelamento que deseja permitir para esse Tipo de tarifa;
    Caso a condição de cancelamento desejada não esteja na lista, leia isto.
  • indique a condição padrão (mais utilizada).
  • ATENÇÃO: desmarcar condições afetará o correto funcionamento do Motor de Reservas. Marcar novas condições permitirá que você as use no FastHotel, mas não disponibilizará automaticamente essas condições no Motor de Reservas. Para isso, acione o suporte por Whatsapp.

  • Motor de Reservas
  • Descrição: indique a descrição que quer que apareça no Motor de Reservas.
  • Fotos: inclua fotos que quer que apareçam no Motor de Reservas. Para não afetar a performance do Motor de Reserva, antes de incluir fotos, leia este artigo.
  • Promocionar sobre o valor original da tarifa: o % indicado nesse campo será utilizado para gerar uma espécie de promoção no Motor de Reservas, sendo o valor “de” como um valor calculado a partir do percentual cadastrado. ATENÇÃO: o valor de venda continuará sendo o valor cadastrado no tarifário.
  • Texto complementar sobre o valor original da tarifa: texto para promocionar e fortalecer a oferta.

    Veja, no exemplo abaixo, a tarifa cadastrada para uma determinada data, tipo de quarto e quantidade de adultos era R$100,00. Ao cadastrar 10% em Promocionar sobre o valor original da tarifa, a tarifa exibida foi “De: R$110,00. Por: R$100,00”.
    O que aconteceu foi que o FastHotel criou uma referência para o preço “De” de R$110,00 que é 10% acima do valor cadastrado de R$100,00. Além de incluir um texto para promocionar e fortalecer a oferta.

  • 3-Clique em Criar ou Salvar.

    O que fazer depois

    1- Se tiver criado um novo tipo de tarifa, vá em Cadastros > Condições Comerciais > Agências, clique sobre cada uma das agências que poderá utilizar esse tipo de tarifa e marque-o. Leia isso para mais detalhes.

    2- Se tiver criado um novo tipo de tarifa, vá em Cadastros > Condições Comerciais > Tarifário + botão Criar ou Modificar via Assistente para criar as tarifas do tipo de tarifa. Leia isso para mais detalhes.

    3- Se tiver criado um novo tipo de tarifa, vá em Cadastros > Condições Comerciais > Restrições + botão Criar ou Modificar Restrições para criar as restrições do tipo de tarifa. Leia isso para mais detalhes.

    4- Se quiser que um novo tipo de tarifa esteja disponível no Motor de Reservas ou seja integrado com Gestor de Canais, acione o suporte por Whatsapp.

    5- Se quiser que uma alteração de condição (prazo, confirmação ou cancelamento) no tipo de tarifa esteja disponível no Motor de Reservas, acione o suporte por Whatsapp.

    (Visited 233 times, 7 visits today)