Quando usar

  • Quando você quiser emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) pelo FastHotel.
  • Quando os respectivos módulos de emissão de NFS-e e NFC-e estiverem contratados.
  • Quando houver, nas contas da reserva, itens com valor diferentes de zero, identificados como “Faturável como Serviço” ou “Faturável como Produto”.

Como usar

Na implantação, opta-se por um dos modelos de emissão disponíveis:

  • Emissão de Notas Fiscais automática no check-out
  • Emissão de Notas Fiscais manualmente após check-out

Emissão de Nota Fiscal automática no check-out

Desta forma, você verá na tela de check-out, a opção de emissão de Nota Fiscal já marcada como padrão.

Mantê-la marcada resultará na emissão automática de até uma NFS-e* e uma NFC-e**. Nesta configuração, e no caso de uma reserva com conta principal e conta(s) particular(es), ao fazer o check-out, será gerada até uma NFS-e* e uma NFC-e**.
Desmarcá-la resultará na não emissão de Nota Fiscal ao fazer o check-out. Será possível emití-la posteriormente diretamente pela reserva ou em Finanças > Nota Fiscal.

*: desde que o módulo de emissão de Nota Fiscal de Serviços esteja contratado e haja, nas contas da reserva, itens com valor diferentes de zero, identificados como “Faturável como Serviço”.
**: desde que o módulo de emissão de Nota Fiscal de Consumidor esteja contratado e haja, nas contas da reserva, itens com valor diferentes de zero, identificados como “Faturável como Produto”.

Emissão de Nota Fiscal manualmente após check-out

Desta forma, você verá na tela de check-out, a opção de emissão de Nota Fiscal desmarcada como padrão.
Marcá-la, resultará na emissão automática ao fazer o check-out.
Mantê-la desmarcada resultará na não emissão de Nota Fiscal ao fazer o check-out. Será possível emití-la posteriormente diretamente pela reserva ou em Finanças > Nota Fiscal.

Considerando que as reservas podem ter conta principal (identificada com “RS” à frente do número da reserva) e conta(s) particular(es) (identificada com “CP” à frente do número da reserva), Finanças > Nota Fiscal, filtrando pelas opções disponíveis em FastView ou Avançado, você pode optar por:
– emitir até uma NFS-e* e uma NFC-e** para a conta principal;
– emitir até uma NFS-e* e uma NFC-e** para todas as contas particulares; ou
– emitir ambas.
Em seguida, marque as contas que quer emitir a(s) NF(s) e clique em Emitir.

NFS-e: sobre o Tomador do serviço

Na tela de Gerar e emitir nota fiscal, pode-se selecionar o Tomador entre todos os parceiros informados na reserva (contratante, hóspedes e pagantes), os mais usados ou um outro parceiro novo.
Quando o tomador do serviço de hospedagem é uma empresa (CNPJ), ou seja, se deseja emitir a NFS-e em nome da empresa, recomenda-se que, ao criar a reserva, se informe a empresa como contratante. Deste modo, ao iniciar o processo de emissão de NF, o sistema irá propor automaticamente que seja emitida a NFS-e para a empresa, facilitando a operação de emissão de NF. Caso não se consiga obter esta informação no momento da reserva, então deve-se selecionar o tomador como “Outro” e informar os dados da empresa.

NFC-e: Contas Avulsas e Comandas

Em contas Avulsas e Comandas, o processo é similar, observando-se apenas que ao invés de Check-out, há o Fechamento da Conta.

Para mais informações, siga os passos do vídeo abaixo.
0:10 Emitindo NF no Check-out de uma reserva
0:50 Emitindo NF individualmente a partir de uma reserva (após Check-out da mesma)
1:30 Emitindo NF a partir do menu Finanças > NF

(Visited 78 times, 1 visits today)