Quando usar

  • Quando você quiser enviar campanhas de marketing por email ou whatsapp.

Conceitos

  • Uma campanha de marketing é uma ação que tem por objetivo ajudar a empresa a alcançar suas metas.
  • Normalmente, no caso da Hotelaria, as Campanhas de Marketing têm o objetivo de promover a venda de reservas diretas. Mas podem fazer bem mais do que isto.

Como usar

Atenção com alguns pré-requisitos

São pré-requisitos para envio de campanhas de marketing:

  • Ter as comunicações de campanha ativas em Cadastro > Relacionamento > Comunicações, Tipo = Campanha e Meio = Email e Whatsapp
  • Ter bons remetentes cadastrados:
  • Email: ter email baseados em um servidor que suporte sua demanda de envio. Ou usar um serviço de SMTP como https://www.locaweb.com.br/smtp-locaweb/, https://uolhost.uol.com.br/e-mail-marketing, mailgun.com, mailjet.com, etc…
  • Whatsapp: ter contratado o serviço de envio de mensagens por whatsapp.
  • Ter ciência que o uso indevido das Campanhas de Marketing pode colocar seu email em blacklist, colocar seu domínio em blacklist e gerar bloqueio do seu número de Whatsapp. Para evitar este cenário:
  • Não faça SPAM! Ou seja, não envie grandes quantidades de mensagens para uma lista de contatos de baixa qualidade (com muitos endereços de email ou números de Whatsapp inválidos) ou com os quais não está acostumado a se comunicar.
  • Use uma conta de email que costumeiramente envia muitas mensagens e recebe muitas respostas.
  • Use um número de Whasapp que costumeiramente envia muitas mensagens e recebe muitas respostas.
  • Use Campos substituíveis (ver abaixo), como Primeiro nome, Sobrenome Nome completo, para personalizar seu texto e não gerar mensagens idênticas.
  • Não é possível estimar um número de mensagens seguro para serem enviadas. 300 mensagens de email por dia e 30 mensagens de whatsapp por dia já pode ser arriscado caso este não seja seu comportamento típico. Em caso de dúvida, comece aos poucos.

Criando uma Campanha

Em Relacionamento > Marketing > Campanhas:

  • clique em criar;
  • selecione uma campanha existente ou crie uma nova;
  • coloque um nome para se lembrar (não aparecerá para os destinatários);
  • escolha o Meio de comunicação;
  • defina o momento do envio (este campo não pode ser alterado após a criação da campanha);
  • se o Meio de comunicação for Email:
  • coloque o título do email;
  • faça a máscara de envio:
  • pode ser um texto formatado pelos botões da parte superior; ou
  • pode ser um código html (use o botão Fonte da parte superior para alterar para o modo html, cole ou edite seu html e clique novamente no botão Fonte para sair do modo html).
  • ATENÇÃO: a máscara não pode ser salva no modo html. Sempre saia do modo html antes de salvar.
  • se o Meio de comunicação for Whatsapp:
  • preencha a mensagem antes da imagem;
  • opcionalmente, inclua uma imagem;
  • opcionalmente, preencha a mensagem após a imagem.
  • qualquer que seja o Meio de comunicação, use o botão Campos substituíveis para personalizar sua máscara.
  • adicione destinatários filtrando seu cadastro de clientes por dados de reservas ou por dados do parceiro (incluindo segmentação)
  • este passo pode ser repetido diversas vezes. Cada nova seleção, incluirá mais destinatário na sua onda; e
  • clique em criar.

Exemplo de criação de campanha para aniversariantes

(Visited 59 times, 8 visits today)