Quando usar

  • Quando você quiser alocar reservas não-alocadas no tipo de quarto contratado.
  • Quando você quiser alocar reservas não-alocadas em um tipo de quarto diferente do contratado sem cobrar por isso (upgrade ou downgrade gratuitos)
  • Com os mesmos passos, você poderá também alterar a alocação de reservas já alocadas (exceto pela caixa Reservas pendentes de alocação do Painel de Reservas).

Quando não usar

  • Quando quiser alocar uma reserva num tipo de quarto diferente do contratado (upgrade ou downgrade) cobrando por isso. Leia isso.

Conceitos

  • Alocar uma reserva é o ato de associar uma reserva a um quarto ou unidade habitacional.
  • Em alguns casos, uma reserva pode precisar se alocada em múltiplos quartos durante a estadia.

Como usar

Alocação pelo Painel de Reservas

Você pode alocar uma reserva pela a caixa de ‘Reservas pendentes de alocação” na parte superior direita do Painel de Reservas, como indicado abaixo.

Alocação pela tela de alocação ( )

Você pode alocar (ou realocar) uma reserva, clicando no ícone de alocação ( ) localizado:

  • na própria reserva,
  • nos indicadores da parte superior da tela,
  • na janela que se abre ao passar o mouse sobre uma reserva no Painel de Reservas, ou
  • nos resultados de uma pesquisa de reservas.

Na tela de alocação, atente-se para:

  1. Em “Alocação rápida”, uma alteração de quarto será automaticamente aplicada da data atual até o final da reserva. Pela tela de alocação, essa é a forma indicada para a alocação inicial.
  2. Em “Alocação avançada”, a possibilidade de alteração de quarto em datas do passado seguirá respeitando a configuração da empresa. Caso queira alterá-la, em Cadastro / Empresa / Empresa, clique na empresa, vá na aba Reserva e administre o campo “Bloquear modificar/alocar reserva no passado” conforme seu interesse.
  3. Em “Alocação avançada”, uma alteração de quarto será automaticamente aplicada da data escolhida até o final da reserva.

Encaixe de reservas

Para situações em que há uma ocupação alta, é importante atentar-se ao “Encaixe de reservas”. Esta é uma prática necessária para:

  • maximizar a ocupação da propriedade; e
  • minimizar as trocas de quarto durante a estadia.

Na imagem a seguir, vemos os quartos 01 a 06 de uma propriedade, todos do mesmo tipo, e a reserva amarela tendo que ser alocada em dois quartos. Ou seja, os hóspedes terão que mudar de quarto durante a estadia.

Para evitar isto, bastaria que o encaixe de reservas estivesse sendo realizado. Neste caso, a reserva indicada foi alocada no quarto 06, ao invés do quarto 04. Porque, ao estar no quarto 06, o início desta reserva se encaixa perfeitamente no final da reserva anterior.

Após este ajuste, a reserva amarela pôde ser alocada em um único quarto como mostra a imagem a seguir.

(Visited 153 times, 4 visits today)