Quando usar

  • Quando você quiser conciliar contas (títulos), ou seja, informar ao sistema que as transações financeiras já estão constando dos extratos bancários.

Quando não usar

  • Quando, tanto as contas a receber, quanto as contas a pagar, ainda não estiverem liquidadas.
  • Para entender mais sobre liquidação de contas a receber, leia isso.
  • Para entender mais sobre liquidação de contas a pagar, leia isso.

Conceitos

  • Conciliar é o ato de informar ao sistema que uma conta (ou título) já consta de seus extratos bancários.
  • Ou seja, todo o processo, desde a criação de uma conta a receber (normalmente, ao se criar uma reserva), passando pelo seu pagamento até o registro desse pagamento em seu banco, foi finalizado.
  • Analogamente, é dizer que todo o processo, desde a criação de uma conta a pagar, passando pelo seu pagamento até o registro desse pagamento em seu banco, foi finalizado.
  • Entenda, na imagem abaixo, em qual parte do processo está a atividade de Conciliar.

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Como usar

No menu Finanças > Caixa e Banco > Conciliar banco

  • Nessa tela, é possível ver as contas a receber e a pagar já liquidadas usando vários critérios de filtro tanto em FastView com em Avançado.
  • Após filtrar os registros de seu interesse, você deve marcar no quadrado à direita da(s) linha(s) que quiser conciliar, revise valor, conta bancária e data e clique em Conciliar selecionados.
  • Cada conciliação, gerará uma linha no extrato (no menu Finanças > Caixa e Banco > Extrato de caixa e banco).
  • Você pode marcar várias linhas de uma vez e fazer 1 (uma) conciliação para todas elas. Nesse caso, aparecerá 1 (um) registro em Finanças > Caixa e Banco > Extrato de caixa e banco pois terá sido feita 1 (uma) única conciliação. Este processo costuma ser utilizado para conciliação de recebimentos de adquirentes de cartão (um depósito recebido inclui valores de várias transações de venda) ou pagamento de fatura de cartão de crédito (um pagamento para várias compras).
  • As conciliações realizadas podem ser canceladas pelo extrato, acessando Finanças > Caixa e Banco > Extrato de caixa e banco, clicando no item do extrato a cancelar e, em seguida, em cancelar.
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