Conceitos

  • O Gestor de Canais é um sistema que se integra de um lado com o FastHotel e, de outro, com as OTA’s.
  • Então, o Hoteleiro/Pousadeiro possui, ao menos, 3 fornecedores (FastHotel, Gestor de Canais e OTA(s)) que possuem sistemas distintos e cada um desses fornecedores possui responsabilidades limitadas a seus próprios sistemas.

Configuração inicial

  • Na(s) OTA(s): A contratação de uma OTA’s (Agência de Viagens Online como Booking, Expedia e Decolar), a criação da página do hotel/pousada na OTA, os tipos de tarifas e os tipos de quarto em cada OTA, algumas informações comerciais e a ativação do Channel Manager devem ser realizados diretamente com cada OTA.
  • Na(s) OTA(s): Além disso, para o funcionamento correto da integração entre esses sistemas, é obrigatório que se realize, em algumas OTA’s, uma CONFIGURAÇÃO PARA EVITAR OVERBOOKINGS.
  • No Gestor de Canais: A criação dos tipos de tarifas e tipos de quartos devem ser realizadas diretamente no Gestor de Canais que os comunicará com as OTA’s. Na implantação, parte dessas informações já estarão cadastradas pelas equipes da FastHotel e do próprio Gestor.
  • No FastHotel: Também estarão criados os tipos de tarifas e tipos de quartos que se comunicarão com o Gestor de Canais. E, também, estará configurado um mapeamento das relações dos tipos de tarifa e tipos de quartos do FastHotel com os do Gestor de Canais.

Integração de Tarifas e Restrições

  • Ao se realizar a configuração inicial da integração do FastHotel com o Gestor de Canais, todas as tarifas e restrições criadas para os tipos de tarifa e tipos de quarto configurados serão enviadas do FastHotel para o Gestor de Canais.
  • A partir deste momento, toda a administração das tarifas e restrições deve ser realizada apenas no FastHotel.
  • Qualquer alteração desses dados no FastHotel, gerará uma nova comunicação para atualização dos dados também no Gestor de Canais.
  • A imagem abaixo mostra esse cenário.
  • Após receber os dados, o Gestor de Canais os transmitirá às OTAs juntamente com a tarifa padrão.

Integração de Disponibilidade

  • Ao se realizar a configuração inicial da integração do FastHotel com o Gestor de Canais, todas as disponibilidades dos tipos de quarto configurados serão enviadas do FastHotel para o Gestor de Canais conforme método de envio configurado na empresa (veja aqui os métodos de envio possíveis).
  • A partir deste momento, toda a administração de disponibilidades deve ser realizada apenas no FastHotel.
  • Qualquer alteração desses dados no FastHotel, como a criação, modificação e cancelamento de reservas e a criação e cancelamento de bloqueios, gerará uma nova comunicação para atualização dos dados também no Gestor de Canais.
    • Caso necessite deixar de vender determinadas unidades em certas datas, você deve criar bloqueios.
    • Caso necessite deixar de vender todas as unidades de um ou mais tipos de quarto, a criação de restrições será mais produtiva.
    • Caso necessite reduzir a disponibilidade de um determinado tipo de quarto nas OTA’s, enviando sempre algumas unidades a menos para o Gestor de Canais, é possível realizar uma configuração para isso no FastHotel. Contate o suporte FastHotel.

Integração de Reservas

  • O primeiro passo desta integração é o envio da reserva vendida nas OTA’s para o Gestor de Canais.
    • Se você identificar que uma reserva criada em uma OTA não chegou ao FastHotel, verifique se ela está no Gestor de Canais.
      • Caso não esteja, procure o suporte do Gestor de Canais pois pode ter havido algum problema na integração entre a OTA e o Gestor de Canais.
      • Caso a reserva esteja no Gestor de Canais, veja o item a seguir.
  • O segundo passo desta integração é o envio da reserva do Gestor de Canais para o FastHotel com a tarifa real de venda.
    • Se você identificar que uma reserva criada em uma OTA não chegou ao FastHotel e já verificou que ela está no Gestor de Canais, verifique a área de alertas (identificada pelo ícone de sino ao lado esquerdo do nome do estabelecimento).
      • Caso existam alertas, trate os alertas.
      • Se você identificar que uma reserva criada em uma OTA não chegou ao FastHotel, já verificou que ela está no Gestor de Canais e já tratou todos os alertas, entre em contato com o suporte FastHotel.
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