Quando usar

  • Quando você quiser configurar ou alterar alguma configuração da empresa.

Como usar

No menu Cadastros > Empresa > Empresa (para empresas pertencentes a grupos, clique na empresa que deseja configurar), você deve preencher os campos conforme o conceito de cada campo.

Navegue diretamente para a aba de seu interesse:
Cadastro
Reserva
Painel de Reservas
Conta
Check-in
Serviço
Relacionamento com o Cliente
Motor de Reservas
Recepção Virtual
Nota Fiscal
Controle
Financeiro
Inteligência de Negócio
Estoque
Restaurante e bar
Consulta Offline
Compra
Comunicação
Integração com Gestor de Canais

ABA CADASTRO

Preencha os dados básicos da empresa.

ABA RESERVA
  • Qtd máxima de apartamentos por reserva: determina o número máximo de quartos por reserva. Recomenda-se fortemente manter o valor padrão = 5 quartos. Caso necessite alterá-lo, acione o suporte.
  • Qtd máxima de diárias por reserva: determina o número máximo de diárias por quarto da reserva. Recomenda-se fortemente manter o valor padrão = 30 diárias. Caso necessite alterá-lo, acione o suporte.
  • Tempo p/ expiração da criação da reserva: tempo limite para a criação de uma reserva. Após este tempo, a reserva é eliminada automaticamente para evitar “consumo” de disponibilidade por uma reserva não finalizada. Recomenda-se fortemente manter o valor padrão = 900 segundos (15 minutos). Caso necessite alterá-lo, acione o suporte.
  • Intervalo de verificação de expiração: tempo em segundos para verificação se o tempo p/ expiração da reserva foi atingido. Recomenda-se fortemente manter o valor padrão = 10 segundos. Caso necessite alterá-lo, acione o suporte.
  • Horário padrão de entrada: determina o horário a partir do qual o hóspede pode usufruir de sua acomodação.
  • Horário padrão de saída: o horário até o qual o hóspede deve deixar sua acomodação. ATENÇÃO: caso o Horário padrão de saída seja igual ao Horário padrão de entrada, deixe 1 minuto de diferença, por exemplo, Horário padrão de saída = 11h59 e Horário padrão de entrada = 12h00. E, caso o Horário padrão de saída seja posterior ao após o Horário padrão de entrada, acione o suporte.
  • Contagem regressiva para check-out: determina tempo de antecedência em relação ao check-out que o relógio de contagem regressiva aparece nas portas do Painel de Situação Atual.
  • Tolerância para check-out tardio: determina o tempo a partir do qual será exigido que o usuário informe um motivo e uma observação em caso de check-out após o horário limite.
  • Bloquear criar reserva no passado: se marcado, impede a criação de reservas com data de entrada no passado.
  • Bloquear modificar/alocar reserva no passado: se marcado, impede a modificação e alocação de reservas com datas de saída no passado.
  • Bloquear check in no passado: se marcado, impede que seja feito um check-in em reserva com data de entrada no passado. ATENÇÃO: este campo não pode ser marcado para quem utiliza reservas de uso por um dia (Day Use).
  • Alocação automática: se marcado, o sistema irá tentar alocar automaticamente as reservas criadas por Reserva > Criar, no Motor de Reservas ou vindas de Gestor de Canais. A alocação será feita nos casos em que a reserva possa ser alocada em um único quarto do tipo de quarto contratado.

Sessão Tarifas

  • Limite inferior de tarifa: determina o valor mínimo que pode ser cadastrado no tarifário. Caso esse limite seja alterado, tarifas já cadastradas não serão alteradas.
  • Limite superior de tarifa: determina o valor máximo que pode ser cadastrado no tarifário. Caso esse limite seja alterado, tarifas já cadastradas não serão alteradas.
  • Permite a entrada manual de tarifa: permite a digitação do valor da tarifa diretamente na tela Valores das Diárias. ATENÇÃO: com este campo marcado, os limites de desconto configurados para os perfis de acesso são ignorados.
  • Verifica disponibilidade de check-in: em breve.
  • Dias da semana ignorados: ao marcar um ou mais dia(s) da semana, ele será(ão) ignorado(s) para fins de cálculo de tarifa e verificação de restrições, fazendo com que ele seja vendido por ZERO, mesmo que tenha restrições cadastradas. Caso tenha interesse, consultar o suporte da FastHotel.

Sessão Crianças

  • Idade máxima para ocupar uma cama de criança,: idade máxima para ocupar uma cama exclusiva de criança.
    – Se não houver cama exclusiva de crianças, coloque 0 e eventuais crianças utilizarão vagas de adultos.
    – Se todas as camas de crianças estivem ocupadas, eventuais crianças utilizarão vagas de adultos.
  • Idade máxima de não pagante: idade máxima para hospedar crianças gratuitamente até o limite de crianças definido no campo Qtd. máx. de crianças não pagantes. Após esse limite, a criança não pagante será tratada como criança pagante menor*.
  • Qtd. máx. de crianças não pagantes: limite de crianças que podem se hospedar gratuitamente.
  • Idade máxima de pagante menor/maior*: idade máxima para se hospedar pagando o valor definido pelos campos a seguir.
  • Forma de cálculo da tarifa: pode ser Taxa sobre a tarifa de adultos ou Valor fixo e define como é calculado o valor da tarifa para criança pagante menor ou maior.
  • Se Forma de cálculo da tarifa = Taxa sobre a tarifa de adultos:
  • Qtd base de adultos: quando se calcula o valor da tarifa de uma criança baseado na tarifa de adultos, pode-se definir qual a quantidade base de adultos para aplicação do percentual.
    ATENÇÃO: use apenas quantidade de adultos que tenha tarifa em todos os tipos de quarto.
  • Taxa de pagante menor/maior: o % a ser aplicado à tarifa de 1 ou 2 adultos (conforme campo Qtd base de adultos) para cálculo da tarifa de criança.
  • Por exemplo: considerando que sua tarifa, para um determinado tipo de quarto, para 1 adulto seja R$200,00 e para 2 adultos seja R$240,00.
  • Ao configurar que a tarifa de criança é 50% da tarifa de 1 adulto, o valor da tarifa de criança será de R$100,00.
  • Ao configurar que a tarifa de criança é 50% da tarifa de 2 adultos, o valor da tarifa de criança será de R$120,00.
  • Ao configurar que a tarifa de criança é 25% da tarifa de 2 adultos, o valor da tarifa de criança será de R$60,00.
  • Se Forma de cálculo da tarifa = Valor fixo:
  • Valor de pagante menor/maior: é o valor a ser cobrado da criança menor ou maior.

*Criança pagante menor: criança na faixa de idade entre a “Idade máxima de não pagante” + 1 ano até a “Idade máxima de pagante menor”.
*Criança pagante maior: criança na faixa de idade entre “Idade máxima de pagante menor” + 1 ano até a “Idade máxima de pagante maior”.
*Pessoas acima da Idade máxima de pagante maior são consideradas adultos para efeitos de cálculo de tarifa.

Sessão Modificação de data

  • Recalcula todas as tarifas sempre: se marcado, ao modificar uma reserva incluindo diárias, o sistema atualizará as tarifas de todas as diárias da reserva.
    Por exemplo, uma reserva do dia 1 ao dia 3, possuía diárias com valor R$90,00. Imagine que o tarifário, para esses dias foi alterado e passou para R$100,00. Ao se modificar a reserva, incluindo mais um dia, as diárias dos dias 1 e 2 devem ser mantidas a R$90,00 ou atualizadas conforme o valor atual do tarifário (R$100,00)?

  • se você selecionar “manter”, os valores de diária registrados dos dias 1 e 2 serão mantidos a R$90,00.
  • se você selecionar “recalcular”, nos dias pré-existentes, os valores de diária registrados dos dias 1 e 2 serão mantidos a R$100,00.
  • Extensão automática habilitada: se a extensão automática for contratada e este campo for marcado, ativará o uso extensão automática na propriedade.
  • Extensão automática ativa ao criar reserva: se a extensão automática estiver habilitada e este campo for marcado, as reservas serão criadas com extensão automática ativa por padrão.
    Isso fará que as reservas com check-in tenham uma diária acrescentada na conta automaticamente caso, no dia de saída, não seja feito check-out até o “Horário padrão de saída” mais “Tolerância para check-out tardio”.
  • Método de cálculo de datas estendidas: este campo define o valor com o qual será acrescentada a diária na conta da reserva, caso a ocorra a extensão automática ou caso a reserva seja modificada diretamente no Painel de Reservas.
  • se você selecionar “Ttarifa cadastrada”, a diária acrescentada terá o valor informado no tarifário.
  • se você selecionar “Tarifa cadastrada com desconto médio aplicado anteriormente”, a diária acrescentada terá o valor informado no tarifário com o desconto médio aplicado nas demais diárias da reserva.
  • se você selecionar “Valor da última diária da reserva”, a diária acrescentada terá o valor da última diária da reserva (independentemente de qualquer outro fator como por exemplo o dia de semana).

Sessão Texto de encerramento do PDF (veja e explicação detalhada neste artigo)

  • Status não confirmada: texto que será adicionada no final do comprovante de reserva para reservas com status Não confirmada.
  • Todos status exceto não confirmada: texto que será adicionada no final do comprovante de reserva para reservas com outros status exceto Não confirmada (até 2.000 caracteres).
  • Exibir despesas no ato da reserva: ativa a exibição, no comprovante de reserva ou não do valor da despesas no ato da reserva (até 2.900 caracteres).
ABA PAINEL DE RESERVAS

Em breve.

ABA CONTA

Sessão Exibição e impressão

  • Exibir e agrupar o ponto de venda na impressão: ao marcar este item, a conta do hóspede será agrupada e ordenada por ponto de venda na exibição e impressão.

Adicionar vários itens em conta de reserva

  • Impressora de relatório gerencial: selecione a impressora onde será impresso o relatório gerencial (ou conta) caso sejam lançados vários itens em conta.
  • Impressora de ordem de produção: selecione a impressora onde será impressa a ordem de produção (para a cozinha preparar os pratos) caso sejam lançados vários itens em conta.

Sessão Taxa

  • Percentual de taxa de serviço: indique o percentual da taxa de serviço que será calculada sobre os itens da conta marcados como “Incide taxa de serviço” em seu cadastro. Este campo é cadastrado com 10% como padrão.
  • Ponto de venda para a taxa de serviço: selecione o ponto de venda pelo qual será lançada a taxa de serviço. Este campo é cadastrado com Recepção como padrão.
  • Valor da taxa de turismo: ao ser marcado, no check-out de uma reserva, é lançado um item “taxa de turismo” na conta (assim como a taxa de serviço).
ABA CHECK-IN
  • Bloquear check-in quarto ocupado/serviços: bloqueia check-in em quartos com outra reserva checked-in ou com serviços pendentes.

Sessão Check-in Online

  • Gerenciar: ativa o Fast Check-in (pré check-in online).
  • Obrigatoriedade de campos: define quais campos do Fast Check-in serão obrigatórios.
  • Horas em relação à entrada que o acesso expira: quantidade em horas em relação ao horário padrão de entrada que o acesso ao Fast Check-in expira. Se quiser expirar antes do horário de check-in, coloque um valor negativo. Se quiser expirar depois, coloque um valor positivo.

Sessão FNRH – Ficha Nacional de Registro de Hóspedes

  • Criar FNRH: ativa a criação de FNRHs.
  • Chave de acesso ao sistema SNRHos: A funcionalidade está temporariamente descontinuada.
    Caso tenha interesse, procure o suporte.
  • Observação: texto que aparecerá na parte inferior da FNRH (até 200 caracteres).
ABA SERVIÇO

Sessão Criação automática de serviços

  • Arrumação: ativa a criação automática de Arrumações nos quartos ocupados e sem check-out no dia.
  • Conferência: ativa a criação automática de Conferências nos quartos em que haverá check-in no dia.
  • Faxina: ativa a criação automática de Faxinas nos quartos em que haverá check-out no dia.
  • Desabilitado: não há criação automática de faxinas.
  • Criado na noite anterior: a faxina será criada automaticamente após a meia-noite.
  • Criado após o check-out: a faxina será criada automaticamente logo após o check-out da reserva.
  • Transferência de quarto: ativa a criação automática do serviço de transferências de quarto. Este serviço é criado quando uma reserva tem uma mudança de quarto durante a estadia. A desativação deste serviço pode gerar algumas imprecisões na exibição da informação de quarto na reserva, no Painel de Situação Atual e no indicador de quartos ocupados (no dia da transferência, para os quartos nela envolvidos).
  • Qtd de dias entre a faxina e a próxima entrada: Quando uma faxina é criada (em um quarto que tem check-out) e há um check-in em até a quantidade de dias configurada, a faxina criada referenciará a reserva do check-in.
    Ou seja, considerando que esteja configurado 5 dias, se houver um check-out hoje e, em até 5 dias houver outra reserva nesse quarto, ela será referenciada na faxina de hoje para que oriente a preparação do quarto para essa reserva (por exemplo: quantidade de adultos/crianças e adicionais).
ABA RELACIONAMENTO
  • Habilitado: habilita/ativa o módulo de Relacionamento com o cliente.
  • Univocidade do CPF, CNPJ ou e-mail: define se será permitida ou não a criação de parceiros com dados (CPF, CNPJ e email) iguais ao de parceiros já existentes.
ABA MOTOR DE RESERVAS

Veja, aqui, as principais configurações do Motor de Reservas.
Veja, aqui, o Guia Pós Implantação do Motor de Reservas.

ABA RECEPÇÃO VIRTUAL
  • Habilitado:habilita/ativa o módulo de Recepção Virtual.
    Obs: apenas esta ativação não é suficiente para o funcionamento correto. Caso tenha interesse, procure o suporte.
  • Ponto de venda: ponto venda no qual serão lançados os recebimentos.
  • WhatsApp da Recepção: número do WhatsApp da Recepção.
  • Texto da recepção: texto a ser enviado ao hóspede.
ABA NOTA FISCAL

Em breve.

ABA CONTROLE
  • Habilitado: habilita/ativa a função de controle.
    Obs: apenas esta ativação não é suficiente para o funcionamento correto. Caso tenha interesse, procure o suporte.
  • Tipo de Controle:
  • Sem cálculo de custo: não há cálculo de custo do produto. As transações serão atribuídas à Classe de Controle pelo valor de compra ou pelo valor de venda.
  • Cálculo de custo de produtos estocáveis e comprados: o custo do produto em determinado período é a média ponderada entre o custo do período anterior do saldo do estoque remanescente e o custo médio das compras do período. O estoque remanescente é o saldo ao final do período anterior, somado de todas as entradas de estoque e subtraído de todas as baixas de estoque no período.
  • Cálculo de custo por folha de custo: o custo do produto em determinado período é calculado através das folhas de custos das ordens de produção apontadas no período.
  • Classe de Classe de custo/lucro: classe à qual serão atribuídas a transação.
ABA VOUCHER

A funcionalidade está temporariamente descontinuada.
Caso tenha interesse, procure o suporte.

ABA FINANCEIRO
  • Alertar de títulos a pagar com: número de dias de antecedência para geração do alerta de “Finanças – Há n contas a pagar nos próximos d dias (onde d é o número de dias preenchido neste campo)”.
ABA INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIO
  • Habilitado: habilita/ativa o módulo de Inteligência de Negócio.
    Obs: apenas esta ativação não é suficiente para o funcionamento correto. Caso tenha interesse, procure o suporte.
ABA ESTOQUE
  • Verificar necessidade de reposição: habilita/ativa o alerta de itens com necessidade de reposição.
  • Leitura por código de barras: habilita/ativa as transferências de estoque por leitura de código de barras.
    Obs: apenas esta ativação não é suficiente para o funcionamento correto. Caso tenha interesse, procure o suporte.
ABA RESTAURANTE E BAR

Em breve.

ABA OFFLINE

  • Habilitado: habilita/ativa o módulo de Consulta Offline.
    Obs: apenas esta ativação não é suficiente para o funcionamento correto. Caso tenha interesse, procure o suporte.
  • Qtde. máquinas contratáveis: quantidade de máquinas (computadores/notebooks) em que pode ser instalado o módulo de Consulta Offline.
  • Máquinas locais ativas: lista de máquinas (computadores/notebooks) em que a Consulta Offline está ativa.
ABA COMPRA
  • Tolerância da qtd pedida x requisição: variação, em %, permitida entre a soma das quantidades das requisições selecionadas e a quantidade informada em pedido de compra (tanto para mais quanto para menos). Depende de contratação do módulo Compras Avançado.
ABA COMUNICAÇÃO
  • Emissor das comunicações via WhatsApp: parceiro responsável pelos envios de comunicações via WhatsApp.
    Obs: apenas esta seleção não é suficiente para o funcionamento correto. Caso tenha interesse, procure o suporte.
ABA GESTOR DE CANAIS

Aqui, é possível configurar para qual horizonte de tempo devem ser enviados MASSIVAMENTE dados de disponibilidade de tipos de quartos ao Gestor de Canais:

  • Nunca enviar: não será enviada massivamente disponibilidade para o Gestor de Canais para novas datas, com exceção de algum envio solicitado diretamente para o suporte.
  • Enviar até uma data fixa: ao selecionar esta opção, se abrirá o campo data para informar a data limite do envio da disponibilidade. Portanto, ao informar uma data e salvar, é enviada, para o Gestor de Canais, a disponibilidade de todos os tipos de quarto da data atual até a data informada.
    Quando precisar, basta voltar até esta tela e atualizar a data para uma data posterior e serão realizados envios de disponibilidade até a data atualizada. Lembre-se sempre que: este método depende de atualização manual e não é possível recuar a data salva anteriormente.
  • Enviar mensalmente: ao selecionar esta opção, se abrirá o campo data para informar a quantidade de meses. Ao informar um horizonte de meses e salvar é enviada, para o Gestor de Canais, a disponibilidade de todos os tipos de quarto da data atual até o último dia do mês do fim do horizonte. Ou seja, se, em 31/03, for informado e salvo um horizonte de 6 meses, o sistema enviará disponibilidade até o último dia do mês 9 (31/03 é mês 3 | mês 3 + 6 meses do horizonte = mês 9 | 31/09 é o último dia do mês 9).
    No início de cada mês, o FastHotel enviará, automaticamente, para o Gestor de Canais, a disponibilidade de todos os tipos de quarto referentes ao avanço automático da data limite. Seguindo o exemplo anterior, em 01/04, será enviado, para o Gestor de Canais, a disponibilidade de todos os tipos de quarto no mês 10 (já que 4 + 6 =10), fazendo com que ao longo do tempo sempre haja, 6 meses inteiros (mais os dias até o final do mês atual) de disponibilidade atualizada no Gestor.

ATENÇÃO:
1- Sempre é feita atualização da disponibilidade do Gestor de Canal, pelo FastHotel, nas datas de estadia de reservas, bloqueios comerciais e manutenções com bloqueio, ao criar, modificar ou cancelar esses documentos, independentemente do método escolhido.
2- Em nenhuma hipótese, o FastHotel elimina dados de disponibilidade do Gestor de Canais por alteração no método de envio ou por redução do horizonte de meses. Se já tiver enviado a disponibilidade de outubro, por exemplo, mas não quiser vender nessas datas, crie restrição de fechado para venda no FastHotel. Outro caminho é solicitar diretamente ao suporte do Gestor de Canais.
3- Quando é criado um novo quarto, será reenviada a disponibilidade do tipo desse quarto conforme método cadastrado.
4- Quando é modificado o tipo de quarto de um quarto, será reenviada a disponibilidade dos dois tipos de quartos envolvidos, conforme método cadastrado.

(Visited 308 times, 9 visits today)