Você conhece os riscos e como evitar fraudes nos pagamento online por cartão de crédito?

Os pagamentos online por cartão de crédito (por link de pagamento ou no seu Motor de Reservas FastHotel ou qualquer outro Motor) são mais suscetíveis a chargeback. Chargeback é a reclamação que um consumidor faz dizendo que não reconhece uma determinada despesa da fatura.
Os bancos emissores costumam estornar a transação sem muitos questionamentos porque as transações online não utilizam o chip + senha do cartão como nas transações presenciais. Em outras palavras, é o Hotel ou Pousada que fica com a perda.

É possível reaver esse pagamento? Para nossa sorte, a resposta é sim!

Se você conseguir comprovar que o proprietário do cartão utilizou (ou autorizou que outra pessoa utilizasse) os seus serviços, é possível contestar o chargeback.

Como comprovar o uso dos seus serviços?

Abaixo, seguem algumas dicas. Mas você deve verificar com a adquirente do cartão se existem outro procedimento de prevenção de fraude sugerido.

  • Transações feitas com o cartão em nome de um dos hóspedes
    O mínimo seria ter a imagem digitalizada (ou foto) da CNH/RG e do cartão utilizado. Lembre-se de pedir ao hóspede que leve o cartão utilizado na compra.
    Ter a FNRH assinada com a mesma assinatura da CNH, melhor.
  • Transações feitas com o cartão de um terceiro
    O mínimo continua sendo ter a imagem digitalizada (ou foto) da CNH/RG do proprietário e do cartão utilizado. Você pode incluir isso na política e deixar bem claro ao hóspede que leve essa documentação ou a envie por email antes do check-in.
    Ter uma autorização assinada, conforme assinatura da CNH/RG, dizendo que o uso do seu cartão pelo hóspede foi consentido, melhor ainda.
    Se a desconfiança é grande, você pode solicitar o pagamento presencial do valor integral ao hóspede e estornar o pagamento anterior.

Como comunicar o procedimento de prevenção de fraude?

Em Cadastro > Empresa > Empresa, na aba empresa, você pode usar os últimos dois campos para informar, ao seu hóspede, quais documentos ele deverá apresentar na hora do check-in.

Em Cadastro > Relacionamento > Comunicados, no email que envia o comprovante da reserva, você também pode incluir essa informação.

Para quem utiliza Motor de Reservas da FastHotel, você ainda pode reforçar os documentos necessários em:

  • Em Cadastro > Empresa > Empresa, na aba Motor de Reservas, no campo texto da política.
  • Em Cadastro > Condições Comerciais > Condições Comerciais, clique na Confirmação utilizada pelo Motor, e preencha o campo Descrição da sessão Motor de Reservas.

De que outra forma a FastHotel pode me ajudar?

Para quem utiliza Motor de Reservas da FastHotel, você também pode oferecer o FastPIX a seus hóspedes.

Com esta inovação, no final da reserva, o FastHotel gera um QR Code. O cliente paga via PIX lendo este QR Code. Nós conseguiremos identificar de qual reserva é o pagamento. Ou seja, usamos a tecnologia para que as reservas sejam criadas com o pagamento via PIX confirmado e lançado na conta do hóspede.

O processo fica 100% automatizado eliminando a ação humana.

Isso significa que é melhor que cartão de crédito porque:

  • Elimina totalmente a espera para receber o dinheiro ou as altas taxas de antecipação já que, com o FastPIX, o dinheiro fica disponível instantaneamente.
  • Elimina totalmente os problemas de pagamentos não aprovados pelos anti-fraudes das adquirentes.
  • Elimina totalmente os problemas de chargeback.
  • A taxa é bem menor que as de cartão de crédito que, em geral, começam a partir de 2,2% e das taxas de cartão de débito que giram em torno de 1,5 a 2,5%.

E é melhor que transferência ou PIX comum porque:

  • Elimina totalmente o trabalho de cobrança, gerando mais produtividade.
  • Elimina totalmente o risco de receber um comprovante falso.
  • Elimina totalmente as reservas preliminares que ficam bloqueando os quartos e podem até causar perda de venda.
  • Elimina compartilhamento de acesso à conta bancária da propriedade.

Clique aqui e solicite mais informações sobre o FastPIX

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