Anteriormente, este post se chamava “Entendendo a conta de uma reserva de mais de um quarto” e foi atualizado em 12/05/2021.

Quando não usar

  • Elas podem ser solicitadas pelo cliente e, portanto, lançada manualmente, entre quaisquer duas contas de clientes, pelo botão “Adicionar Item” da conta que tem as despesas que quer transferir, Produto = Transferência de despesas e Preço Unitário = Valor das despesas que quer transferir. Sobre transferências de despesas solicitadas pelos clientes, leia isso!.

Conceitos

Transferência de despesas é a transferência de um determinado valor de uma conta para outra. Elas podem estar presentes em algumas contas como consequência do lançamento de um único pagamento para mais de uma conta. Ou seja, nos casos a seguir:

  1. Criação de reservas com mais de um quarto com lançamento de pagamento no momento da criação da reserva.
  2. Modificação de reservas com mais de um quarto com lançamento de pagamento no momento da modificação da reserva.
  3. Confirmação de reserva de mais de um quarto (em reservas com mais de um quarto). Sobre confirmação de reservas preliminares, leia isso!
  4. Pagamento de contas pelo botão Pagar Todas.

Uma reserva, mesmo que tenha apenas um quarto, pode ter várias contas: a conta principal e a conta particular de cada hóspede. No caso de reservas de mais de um quarto, também existirão várias contas na reserva.
Essas contas são independentes entre si. Porém, nos casos acima, um único pagamento paga despesas de mais de uma conta. Vamos a um exemplo:

  • Imagine a contratação de 2 quartos. As despesas (diárias + café da manhã + adicionais, se for o caso) do primeiro quarto somam R$340,00 e, as do segundo, R$520,00. A despesa total é, portanto, de R$860,00.
  • Um pagamento de 50% é solicitado. Então, o pagamento feito é de R$430,00. Deve ser registrado na conta um único pagamento de R$430,00 para que esse valor seja conciliável.
  • Esses R$430,00 quitam R$170,00 (50% dos R$340,00 do primeiro quarto) mais R$260,00 (50% dos R$520,00 do segundo quarto).
  • Assim, o saldo em aberto deve ser R$170,00 (50% dos R$340,00 não pagos do primeiro quarto) mais R$260,00 (50% dos R$520,00 não pagos do segundo quarto).
  • Para garantir que tudo isso aconteça sem problemas, é lançada uma transferência de despesa de R$260,00 do segundo quarto para o primeiro quarto e o pagamento é registrado integralmente no primeiro quarto. Ou seja, 50% da despesa do segundo quarto é pago pelo primeiro quarto que é onde fica lançado o pagamento.
  • O mesmo ocorre quando são lançados pagamentos diretamente na conta pelo botão Pagar localizado abaixo de todos os quartos na sessão Total.
  • ATENÇÃO: caso prefira que não seja lançada uma transferência de despesa como consequência de um pagamento lançado por você, basta não lançar pagamentos no ato da criação ou modificação reserva e não utilizar o botão Pagar Todas da parte final da conta.
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