Quando usar
- Quando desejar consultar esses indicadores.
Conceitos
VISÃO GRÁFICO
RevPAR: receita (sob regime de competência) de itens incluídos no momento da criação/modificação da reserva, dividida pelo número de dias do período selecionado multiplicado pelo número de quartos cadastrados no plano de capacidade.
TRevPAR: receita (sob regime de competência) total, dividida pelo número de dias do período selecionado multiplicado pelo número de quartos cadastrados no plano de capacidade.
Fast Pesquisa: média das notas recebidas na Fast Pesquisa.
Receita por Agência: receita (sob regime de competência) de itens incluídos no momento da criação/modificação da reserva, advinda de cada agência.
Receita total por Agência: receita (sob regime de competência) de todos os itens com estadia ou consumo no período selecionado, advinda de cada agência.
Produtividade das Camareiras: número de serviços concluídos por cada camareira.
Indicadores de tendência (mês anterior, atual e mês seguinte)
Receita Total: receita (sob regime de competência) de todos os itens com estadia ou consumo em cada mês.
Diária média: receita (sob regime de competência) de diárias, divida pela quantidade de diárias (incluindo diárias em cortesia).
Ocupação: quantidade de diárias (soma do número de diárias de todos as reservas – incluindo diárias em cortesia) dividida pelo número de dias de cada mês * o número de quartos cadastrados no plano de capacidade .
Super Dashboard Comercial
Os 7 indicadores seguintes:
Receita de Hospedagem: receita (sob regime de competência) de diárias.
Receita Total: receita (sob regime de competência) de todos os itens com estadia ou consumo no período selecionado.
Quantidade de diárias: soma do número de diárias das reservas (incluindo diárias em cortesia) no período selecionado.
Diária média: receita (sob regime de competência) de diárias, divida pela quantidade de diárias (incluindo diárias em cortesia).
Quantidade de Reservas: quantidade de reservas com check-out no período selecionado.
Duração média de estadia de reservas com check-out no período: soma do número de diárias das reservas (incluindo diárias em cortesia) com check-out no período dividido pelo número de reservas com check-out no período selecionado.
Antecedência média de compra de reservas com check-out no período: soma do número de dias de antecedência de compra de todas as reservas com check-out no período dividido pelo número de reservas com check-out no período selecionado.
E ainda, podem ser analisados sob 6 dimensões:
2. Agência: agência informada na reserva
3. Canal de venda: agrupador de agências de acordo com seu tipo (opções pré-determinadas)
4. Motivo de viagem: motivo da viagem informado pna reserva por hóspede (opções pré-determinadas conforme FNRH/MTur)
5. Canal de marketing: por onde o hóspede conheceu o Hotel/Pousada (opções configuráveis em Cadastros > Condições Comerciais > Canais de Marketing)
6. Segmento do parceiros: agrupador de parceiros (clientes) de acordo com seu tipo (opções configuráveis via solicitação ao Suporte)
Observação: para tornar os campos motivo de viagem, canal de marketing e segmento do parceiro campos obrigatórios na criação/modificação de reservas, solicite ao Suporte.
VISÃO TABELA
Tabela 1
Quartos disponíveis: número de dias do período selecionado multiplicado pelo número de quartos cadastrados no plano de capacidade.
Ocupação dos quartos: número de diárias (incluindo diárias em cortesia) dividido por “Quartos disponíveis”.
Ocupação dos leitos: soma do número de hóspedes das diárias do período selecionado, dividido pelo número de dias do período selecionado multiplicado número de hóspedes cadastrados no plano de capacidade.
Diária média: idem à visão Gráfico.
RevPAR e TRevPAR: idem à visão Gráfico.
Receita total: idem à visão Gráfico.
Tabela 2 a 7
Todos os conceitos seguem os conceitos da visão Gráfico.
Tabela 8: Receita total por Negócio
Hotelaria: todas as receitas advindas de reservas de hospedagem.
Consumo avulso: todas as receitas advindas de contas avulsas e comandas.
Uso por um dia: todas as receitas advindas de usos por um dia (day use).
Como usar
No menu Inteligência de Negócio > Fast Dashboard
- Selecionar o período a ser considerado pelo filtro Básico ou Avançado.
- Selecionar a forma de exibição Gráfico ou Tabela.
- Se Gráfico, selecionar a dimensão de análise dos indicadores do Super Dashboard Comercial.