Quando usar
Quando você quiser, além de ver as reservas (com cores que identificam seus status) em suas respectivas datas e quartos:
- conhecer os valores padrão;
- entender como alterar a exibição do período;
- entender como alterar a exibição de agrupamento por tipo de quarto;
- entender como funcionam os indicadores do painel;
- conhecer os valores padrão;
- alocar reservas não-alocadas;
- criar reservas com um ou mais quartos;
- criar bloqueios;
- modificar datas da reserva;
- mudar o quarto em que uma reserva está alocada;
- ver informações e executar ações principais nas reservas; e
- acessar reservas.
Quando não usar
Alocação de Reservas
- Quando quiser alocar uma reserva num tipo de quarto diferente do contratado alterando os valores das diárias, não use o método apresentado no vídeo abaixo. Leia sobre modificar reserva.
Modificação de Reservas
- Quando quiser modificar uma reserva não adotando as simplificações explicadas abaixo, não use o método apresentado no vídeo abaixo. Leia sobre modificar reserva.
Conceitos
O Painel de Reserva permite executar muitas funções a partir dele. A seguir, conceitos importantes sobre quarto delas.
Indicadores da Propriedade
- A primeira linha, abaixo das datas, como mostra a figura abaixo, exibe um indicador. Ao clicar no indicador, você pode alterar qual o indicador exibido.
- Se “Ocupação”, será exibida a taxa de ocupação “operacional”, que considera todos os quartos vendidos ou bloqueados como ocupados e divide-os pelo número de quartos ativos na propriedade.
- Se “Disponíveis”, será exibida a quantidade de unidades (quartos) disponíveis na data.
Agrupamento por tipos de quartos
- Ao marcar “Agrupar por tipo de quarto”, a exibição encolherá, mostrando apenas as linhas dos tipos de quartos.
- Os indicadores de ocupação e unidades disponíveis serão exibidos também por tipo de quarto.
- Você verá um sinal de maior “>” que permitirá expandir/recolher a exibição para que os quartos desse tipo de quarto apareçam.
Alocação de Reservas
- Alocar uma reserva é o ato de associar uma reserva a um quarto ou unidade habitacional.
- Em alguns casos, uma reserva pode precisar se alocada em mais de um quarto durante a estadia. Saiba mais.
- Quando quiser alocar uma reserva num tipo de quarto diferente do contratado sem alterar a conta do hóspede, use o método apresentado no vídeo abaixo.
- Quando quiser alocar uma reserva num tipo de quarto diferente do contratado alterando os valores das diárias, não use o método apresentado no vídeo abaixo. Leia isso.
Modificações de Reservas via Painel
Alterando a data de entrada e/ou de saída
- Ao reduzir a estadia, as diárias referentes aos dias retirados da reserva serão excluídas da conta do hóspede.
- Ao ampliar a estadia, as diárias referentes aos dias incluídos na reserva serão adicionadas à conta do hóspede seguindo um dos modelos a seguir (conforme configurado na empresa).
- pelo valor atual do tarifário, ou
- pelo valor atual do tarifário com o desconto (ou acréscimo) médio aplicado anteriormente.
Sendo que o desconto (ou acréscimo) médio é calculado a partir da comparação do valor total das diárias previamente existentes na reserva com o valor total das diárias cadastradas no tarifário no momento desta modificação da reserva.
Alterando completamente as datas da reserva
- Colocar a reserva em um período completamente diferente do anterior, todas as diárias da reserva serão atualizadas pelos valores atuais do tarifário.
Como usar
Em Reservas > Painel de Reservas ou pelo ícone do calendário () localizado abaixo do logotipo da FastHotel.
E então, siga as instruções do vídeo abaixo.
Capítulos do Video
0:00 Exibição do Painel de Reservas
1:37 Valores Padrão
2:04 Alocação
2:32 Criação de Reservas
2:50 Criação de Reservas de mais de um quarto
3:30 Criação de Bloqueios
4:05 Modificações de datas da reserva
5:35 Mudança de quarto da reserva (re-alocação)
6:49 Exibição de informações da reserva, ações principais e acesso à reserva