Este Guia tem o objetivo de orientar seus primeiros passos no uso do FastHotel a partir de agora.
Cuidados e ações para evitar overbooking
Cuidados e ações para evitar vendas indesejadas
Ao ser comunicado que a configuração da integração entre FastHotel e o Gestor de Canais foi finalizada
Ao ser comunicado que a configuração da integração entre o Gestor de Canais e as OTAs foi ativada pelo Gestor de Canais
Cuidados e ações para evitar overbooking na Interação com Gestor de Canais
1 Para evitar overbookings ao usar a integração com Gestor de Canais, garanta que não existem configurações equivocadas nas OTA(s).
A configuração necessária para evitar overbookings está neste artigo.
2 Para que todas as reservas já vendidas para datas futuras (nas OTAS, outros canais e diretas) sejam descontadas da quantidade de quartos disponíveis e, portanto, evitar overbookings, é fundamental seguir um dos caminhos abaixo até o momento da ativação da integração:
- criar bloqueios comerciais no FastHotel na(s) data(s)/tipo de quarto das reservas informando nas observações o número da reserva e canal de origem para facilitar modificações futuras; ou
- criar as reservas futuras diretamente no FastHotel; ou
- solicitar ao Gestor de canais carregá-las no FastHotel. Verifique com o Gestor, reservas de quais OTAs podem ser carregas por ele.
Por exemplo, para quem contratou o Gestor de canais Bukly é possível solicitar que enviem ao FastHotel as reservas da Booking. Para as demais OTAs, canais e reservas diretas deve ser seguida uma das opções anteriores.
E, para que bloqueios comerciais ou por manutenção sejam descontados da quantidade de quartos disponíveis e, com isso, evitar overbooking, é fundamental:
- criar os bloqueios comerciais e bloqueios por manutenção diretamente no FastHotel.
Cuidados e ações para evitar vendas indesejadas
3 Ao se realizar a integração do FastHotel com o Gestor de Canais, todas as disponibilidades dos tipos de quarto configurados na integração serão enviadas do FastHotel para o Gestor de Canais conforme método de envio configurado na empresa (veja aqui os métodos de envio possíveis).
- A partir deste momento, toda a administração de disponibilidades deve ser realizada apenas no FastHotel. Ou seja, você não deve criar restrições de estadia nos gestores de canais.
- Alterações de disponibilidade no FastHotel (como a criação, modificação e cancelamento de reservas e a criação e cancelamento de bloqueios), nos períodos previstos de envido de dados para o Gestor de Canais, gerarão atualização dos dados de disponibilidade no Gestor de Canais.
- Qualquer necessidade de criação de novo tipo de quarto deverá ser comunica à FastHotel que orientará como você deverá proceder no FastHotel, no Gestor de Canais e nas OTAs.
Ao ser comunicado que a configuração da integração entre FastHotel e o Gestor de Canais foi finalizada
4 Valide tarifas, restrições e disponibilidades no Gestor de Canais.
As disponibilidades devem refletir a quantidade real disponível para venda de cada tipo de quarto em todas as datas considerando todas as reservas vendidas pelas OTAs, outros canais, diretamente e eventuais bloqueios comerciais e por manutenção até o momento da ativação da integração.
- Se tiver ok, solicitem a ativação da integração entre o Gestor de Canais e as OTAs.
- Se não estiver ok, verificar se carregaram de fato todas as reservas, bloqueios comerciais e bloqueios por manutenção estão no FastHotel.
- Se houver alguma pendência, resolva-a seguindo as orientações acima.
- Se realmente não houver qualquer pendência de criação de documentos no FastHotel, comunique a divergência ao suporte informando a data, tipo de quarto e informação que não está correta, indicando como a informação está no FastHotel e como está no Gestor de Canais.
Ao ser comunicado que a configuração da integração entre o Gestor de Canais e as OTAs foi ativada pelo Gestor de Canais
5 Valide tarifas, restrições e disponibilidades nas OTAs.
As disponibilidades devem refletir a quantidade real disponível para venda de cada tipo de quarto em todas as datas considerando todas as reservas vendidas pelas OTAs, outros canais, diretamente e eventuais bloqueios comerciais e por manutenção até o momento da ativação da integração.
- Se não tiver ok, comunique o suporte do Gestor de Canais.
6 O processo de integração pode gerar alguns alertas (sino).
Você é responsável por tratar (ou seja, resolver e encerrar) esses alertas, então leia este artigo com bastante atenção.
7 Para entender melhor o funcionamento da integração FastHotel + Gestor de Canais + OTAs e evitar problemas, leia este artigo.